Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Lidando com as finanças... A GRANDE MUDANÇA!

Que saudade que eu fico desse cantinho!!!! Ando pensando seriamente em salvar notas de áudio sobre as coisas que penso em escrever aqui, porque quando eu sento aqui na frente do pc, eu apenas esqueço tudooo o que eu queria falar!

Bom, tem algo que eu quero falar: eu estou organizando minha vida financeira!

Ainda estou numa fase de destralhe e consumo consciente. Essa vontade de viver uma vida mais simples vem acompanhada de uma vontade de me livrar de dívidas já existentes e não fazer nenhuma outra! Em relação às finanças, também tem pesado a questão de eu ter que mudar de casa até o final do ano (minha amiga de apê vai morar com o namorado dela) e também o fato de que eu terei que montar uma casa "do zero".

Então que eu estou trabalhando como escrava, substituindo uma funcionária e, nesses 2 últimos meses, meu salário aumentou bastante, mas esse aumento é temporário (enquanto durar a substituição). E eu poderia sair gastando enlouquecidamente, mas o que eu fiz? EU POUPEI! Sério! Tô com dó de gastar dinheiro de forma inútil! E isso tem sido uma mudança muito, muito drástica.

O que tenho feito até agora:

1 - Primeiramente peguei um dos trocentos caderninhos que tenho lá em casa e criei meu "Caderno da Prosperidade". No início pensei em fazer um caderno para "Controle de Gastos", mas depois de tanto estudar sobre LDA, cheguei à conclusão que dinheiro é prosperidade na nossa realidade material, e a palavra "gasto" não me soava nada próspera... E enfeitei, colori, fiz o possível para deixá-lo cada dia mais bonito!

Bem colorido do jeito que eu amo!


2 - Diferentemente das outras vezes em que tentei me organizar financeiramente, não esperei o pagamento cair: comecei a anotar TUDO o que estava gastando já no dia 15/08. Não estava gostando nada do que eu estava vendo, mas o só o fato de finalmente enxergar pra onde meu dinheiro estava escorrendo já me fez ter um pouco de piedade ao gastá-lo sem planejamento adequado.

3 - Fiz uma planilha com TODA previsão de gastos para Agosto/ Setembro/Outubro/Novembro e Dezembro. E por TODA previsão orçamentária, entenda-se TODAS as despesas fixas mais previsões de gastos inesperados, por exemplo.

4 - Quando meu pagamento cai na conta, eu somo todos os valores das minhas "dotações orçamentárias" (é o nome carinhoso que dei pra cada envelope) e separo os valores para cada gasto em envelopes. Por exemplo: R$150,00 no envelope "Outros" (geralmente esse "Outros" pra mim são coisas do tipo gás que acaba de repente, vassoura que quebra e precisa repor e essas coisas). Saco o valor total e separo todas as notinhas em seus devidos envelopes.

5 - Estou praticamente cortando:
- cartão de débito: me obrigando a ter o dinheiro em espécie em mãos, planejo com antecedência minhas compras;
- cartão de crédito: ou eu tenho dinheiro pra comprar, ou não tenho!
- cartões de convênios com desconto em folha de pagamento: era meu vazamento financeiro: era só ir ao supermercado e comprar sem sentir na hora, né?
- compras sem planejamento: sim, caí nesse erro durante o mês agosto/setembro, e posso dizer que vacilei nesse aspecto no último sábado, mas foi bem menos do que já foi um dia.

6 - Evito sair com carteira completa: geralmente coloco o valor que eu pretendo usar no dia em uma bolsinha, juntamente com documentos importantes e cartão de vale-transporte. E só. Deixo os "Cartões Tentação" em casa, quietinhos.

7 - E hoje eu fui ao banco: fiz minha assinatura digital, diminuí o limite do cheque especial (agora é bem pouquinho, graças a Deus!) e consegui redução na minha taxa de manutenção de conta! Tô toda feliz!

Que eu me lembre foi só, por enquanto. Ainda estou analisando meus erros/acertos. Hoje mesmo cometi alguns deslizes dos quais não estou nada orgulhosa... Mas nada que comprometa seriamente minhas finanças. É errando e aprendendo com o erro, né? Sem ambição de ser perfeita...

Em breve farei um balanço do aprendizado desse período.

Uma semana incrível para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!